A gente liga pra você!

Sobre

Instituto Internacional de Fotografia

O IIF é um Instituto dedicado a Fotografia que oferece cursos de fotografia em São Paulo (SP) há 9 anos. Com toda a sua experiência e didática de ensino, hoje o IIF é uma das melhores escolas de fotografia de São Paulo (SP), oferecendo cursos e workshops de fotografia para fotógrafos profissionais e amadores.

A escola de fotografia IIF também oferece cursos de fotografia online com transmissão grátis pelo IIF Online. Esses cursos online possibilitam que o conhecimento e experiência do IIF em ensinar esteja ao alcance de todos que querem estudar fotografia digital.

Além dos cursos para fotógrafos, a escola também possui um canal de palestras gratuitas de fotografia. O IIF TV oferece vídeos gratuitos de fotografia sobre diversas áreas e com fotógrafos profissionais e experientes. Outro veículo de conteúdo gratuito do IIF é o Photomag, uma revista eletrônica que disponibiliza matérias, dicas gratuitas de fotografia e as novidades para os fotógrafos.

O IIF também organiza congressos e eventos de fotografia, os principais são o Newborn Photo Conference e o Newborn Experience, dedicados a Fotografia de recém-nascidos.

O IIF esta sempre buscando trazer as novidades e informações relevantes para o universo da fotografia, levando conhecimentos para todos e se destacando entre as melhores escolas de fotografia do Brasil.

O IIF – Instituto Internacional de Fotografia é uma comunidade de apaixonados pela fotografia, composta por profissionais, alunos, amadores e professores. O que une esse grupo é o desejo de se expressar por meio das imagens, aprender e gerar conhecimento. O objetivo do instituto é fomentar o desenvolvimento de um mercado de fotografia profissional responsável e maduro, por meio da formação e aprimoramento dos fotógrafos. Seus cursos e workshops combinam de forma equilibrada teoria e práticas, além de serem ministrados por profissionais reconhecidos.

Toda a didática é desenvolvida para que os alunos tenham uma vivência real da profissão ou ramo em que pretendem exercer, e estejam prontos para atuar no mercado profissinal. O IIF se configura como um espaço de debate, fomento à cultura e troca de experiências. Acima de tudo, um espaço aberto às novas ideias, sem barreiras para transformações.

  • Nossa missão

    A missão do IIF é formar fotógrafos profissionais preparados e fomentar um mercado de fotografia ético e íntegro. Ser um pólo de atração de amantes da fotografia e profissionais conscientes, que compartilhem informações e conhecimentos a fim de desenvolver um mercado mais maduro e em constante evolução.

  • Nossa Visão

    Ser a mais completa instituição de ensino do país na área da fotografia, capaz de gerar conhecimento, formar e orientar fotógrafos que enriqueçam o mercado.

  • Nossos Valores

    O Instituto Internacional de Fotografia preza pela ética, transparência e integridade em todos os relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Estima o respeito, a valorização e o desenvolvimento de todas as pessoas. Nossa essência é a busca constante pela orientação, preparação e capacitação de profissionais.

Conheça a nossa estrutura
Depoimentos
Conheça a história de alunos que transformaram a sua vida e hoje trabalham com fotografia
Professores
  • ADRIANA VICHI

    Bacharel em Fotografia pelo Senac. Foi professora nos cursos básicos de fotografia do Senac de Santo Amaro. Fotógrafa, editora de imagens e pesquisadora iconográfica das revistas “E” (Sesc São Paulo) e “Reserva Cultural”.

  • ALEX MANTESSO

    Além de fotógrafo, conta com sólida carreira desenvolvida ao longo de mais de 14 anos de atuação em marketing, gerenciamento de produtos, consultoria administrativa e desenvolvimento para web. A combinação destas atividades o credencia a ministrar cursos de gerenciamento e administração de estúdio para fotógrafos que buscam a solidificação de sua carreira também nos aspectos de gerenciamento de um negócio próspero. Veja mais do trabalho do fotógrafo!  

  • ALEX VILLEGAS

    Nascido e criado em São Paulo, Alex Villegas é fotógrafo e retocador, autor do livro “O Controle da Cor – Gerenciamento de Cores para Fotógrafos” e colaborador de diversos sites e revistas especializadas. Atualmente, dedica-se ao retrato com câmeras de grandes formatos, à iluminação, à produção de impressões de alta qualidade e ao ensino, ministrando cursos, workshops e consultorias desde 2005, por todo o Brasil.

  • CACÁ RODRIGUES

    Conheça mais do seu trabalho aqui

  • CARLA DURANTE

    Fotógrafa de Famílias, Gestantes e Newborns. Uma das fundadores da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos) e colunista do portal PhotoChannel onde publica mensalmente textos com conteúdo técnico e de análise, gosta de compartilhar conhecimento e gerar discussões construtivas no meio fotográfico. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalhou por 20 anos como Editora de Arte da TV Globo e carrega parte dessa experiência e conhecimento na hora de editar e tratar as suas imagens bem como produzir os álbuns e vídeos que entrega para seus clientes. Sua principal atenção no ensaio de gestante é fazer com que a família toda se envolva e vivencie uma experiencia prazerosa, divertida e carregada de sentido durante a sessão. E assim, extrai do momento, pinceladas de emoções e sentimentos verdadeiros do casal que espera feliz um filho chegar. Conheça a GALERIA da Carla Durante.

  • CLEITON TIBURCIO

    Cleiton Tiburcio tem 29 anos e é formado em Tecnologia e Redes. Possui uma grande experiência no ramo de casamentos, já são 05 anos neste mercado, com mais de 150 casamentos nesse tempo. O fotógrafo foi premiado 5 vezes pela Associação de Casamento Fearless Photographers, e premiado pela associação brasileira Bride Assossiation. Também é membro da Associação Internacional ISWP.
    Cleiton adora fotografar pessoas na sua forma mais sincera, diz que seu maior objetivo e contar suas histórias e relatar seus momentos por meio das fotos. Veja mais do trabalho deleaqui.

  • DANIEL AVILA

    Daniel Avila é bacharel em fotografia pelo SENAC e fotógrafo especializado em retrato, em São Paulo.
    Fascinado pelos processos históricos da fotografia, com frequência viaja da era digital de volta aos negativos grande formato de gelatina e prata, onde fixa seus projetos mais pessoais.
    Ministra cursos e workshops sobre fotografia e Iluminação no Instituto Internacional de Fotografia/SP

  • DANILO RUSSO

    Danilo Russo nasceu em Gênova, Itália, e mora no Brasil há mais de 15 anos, onde dirige o Instituto Internacional de Fotografia (IIF). Ele atua como fotógrafo, professor e consultor. Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão, e no seu portfólio há trabalhos importantes realizados para várias revistas de moda como W America, Vogue, Harper´s Bazaar Uomo, Elle, entre outras. No Brasil, fez editoriais para as revistas Audi Magazine, Elle e Marie Claire, além de fotos para clientes como Camisaria Colombo, Unibanco, Natura, Le Postiche, Olympikus, Sadia, WallMart e muito mais.
    Desde 2001 ministra workshops e cursos em seu próprio estúdio e em parceria com outras escolas de fotografia, por todo o Brasil. Em 2008, fundou o Instituto Internacional de Fotografia, instituição na qual exerce o cargo de diretor e professor. Ainda na área educacional, já realizou palestras nos maiores congressos de fotografia como Estudio Brasil, Estudio Evolution, Photoshow, FotoInovation, Semana da fotografia, Set Up Conference, e ministra workshops em outras instituições. Em 2016, publicou o seu primeiro livro, “Iluminação: Teoria e Prática”, no qual aborda, com detalhes, todos os aspectos da iluminação para a fotografia de pessoas. CONHEÇA UM POUCO DO TRABALHO DO FOTÓGRAFO.

  • DANNY BITTENCOURT

    Danny Bittencourt é uma artista visual brasileira que circula entre a produção artística, a educação e a escrita de livros.  Graduada em Fotografia, especialista em Poéticas Visuais e mestre em Educação, dedica-se a compartilhar suas pesquisas e experiência através de palestras, workshops e cursos. Suas palestras e workshops já foram vistos em diversos estados do Brasil e Argentina, é fundadora da Escola de Fotografia Artística, em Porto Alegre e desenvolve também cursos online. É autora do livro "Fotografia Fine Art" e "Iluminação Natural de Janela", ambos pela iPhoto Editora. Tem mais de oito exposições individuais e diversas coletivas, expostas inclusive fora do Brasil, como Veneza e Buenos Aires.  Atualmente sua pesquisa artística investiga práticas relacionadas com a Fotografia Híbrida, onde mistura a fotografia impressa com técnicas mistas, conforme sua significação emocional. Conheça o trabalho dela aqui.

  • GUSTAVO GAIOTE

    Conheça mais do trabalho dele aqui.

  • JEFFERSON COSTA

    Apesar de jovem já possui uma longa estrada dentro da fotografia, descobriu essa paixão na adolescência e de lá para cá já são 10 anos lendo, estudando, conversando e escutando tudo sobre o assunto. Foi na fotografia de casamento que se realizou pessoal e profissionalmente, conquistando o sucesso e o reconhecimento que queria, e recentemente descobriu uma nova paixão que é ensinar e compartilhar tudo que aprendeu e ainda aprende com a fotografia.
    Conheça mais do trabalho dele aqui.

  • MARCELO PRETTO

    Fotógrafo de moda, retrato, publicidade musical e trabalhos autorais. Professor de Fotografia e Direitos Autorais em escolas de fotografia e Universidades. Organizador do workshop “fotograficaMENTE”, Workshop de Processo Criativo para Fotógrafos: visa despertar no fotógrafo um olhar clínico e ao mesmo tempo sensível, onde ele possa imprimir sua personalidade nas imagens criadas. Autor do livro “Direito Autoral para Fotógrafos” pela IPhoto Editora. Especialista em Direitos Autorais pela FGV e consultor jurídico a colegas fotógrafos, desenvolveu o curso presencial: “Direitos Autorais, Direito de Imagem e Direito de Fotografar”. Possui artigos publicados em revistas sobre o tema. Colunista do site www.photochannel.com. Fundador do grupo Direito na Fotografia, espaço de utilidade pública sobre o tema.

  • JOHNNY DUARTE

    Fotógrafo desde cedo, cresceu como assistente de seu pai, o fotógrafo Marçal Duarte. Começou a dedicar-se à fotografia profissional de animais em 1996, enquanto ainda trabalhava como diretor de arte. Logo seu trabalho ganhou destaque, e em 2001 passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de animais. Desde então, além de fotografar para grandes publicações, passou a atender os principais criatórios especializados do país e algumas das mais importantes marcas ligadas ao meio Pet, como Pedigree, Biscrock, Bayer, Total Alimentos, Sanol, Merial, entre outras. Veja mais do trabalho dele aqui.

  • Marcos Varanda

    Marcos Varanda, paulistano, 54 anos, fotógrafo, colecionador, curador, empreendedor, incentivador cultural e acima de tudo, um inquieto. Autodidata, sua trajetória passo pelo Museu de Arte Moderna – MAM-SP, Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Workshops nacionais com Marcelo Greco, Gal Oppido, Pépe Mélega, Cristiano Mascaro, Armando Prado e Rosely Nakagawa e internacionais com Leo Divendal, Stephen Shore e Steve Pike e agora ultimando o trabalho de pesquisa denominado “Mario Cravo Neto- A imagem escultórica” a ser apresentado para a conclusão da pós-graduação em fotografia na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Participou de diversas mostras e exposições como a 3a. Mostra SP de Fotografia com o ensaio “O consumo me consome”, a 1a. Design Weekend – DW !, com os ensaios “Trilogia Amarela” e “Quadra de Verdes”, e a exposição “Mural SP” na Galeria Espaço Ophicina com o ensaio “SP”. Em Nov/2016, fez a sua 1ª exposição individual Internacional em Lisboa, Portugal, com o ensaio “EX-Casa”. Marcos já atuou como curador fotográfico da Galeria Porão – SP e coordena diversos grupo de estudo sobre fotografia. Seus trabalhos já foram selecionados para o 11º Paraty em Foco 2016, Epifania Cultural e 3ª Foto Estendida-SP. Como o próprio diz: “Pretendo sempre levar o espectador a vivenciar, ao seu modo, o que vivi ao registrar aquelas imagens, sendo assim também, de certa forma, impactado pela obra”.

  • MATHEUS DE CASTRO

    Formado em design de produtos, Matheus é um apaixonado pelo novo, pela criação, pelas formas e cores. Sua ligação com a fotografia vem desde a infância, sempre gostou de fotografar arquitetura e retrato, mas foi no seu primeiro casamento como assistente que ele encontrou a sua vocação.
     
    Em seu trabalho, ele usa e abusa das formas geométricas para compor as fotografias e cria um sonho para cada casal, deixando todos os momentos ainda mais inesquecíveis. Seu objetivo são sempre as fotos mais verdadeiras e naturais, para representar o dia mais importante da vida daquelas pessoas da melhor forma possível.
     
    Ele é membro do Inspiration Photographers e do Bride Association, e já foi premiado pelas duas associações. Também já foi finalista do MYWED, um dos mais conceituados concursos de fotografia de casamento do mundo e do Wedding Best 2016, concurso que elege o álbum de casamento mais bonito do Brasil.
    Conheça mais do trabalho dele aqui.

  • Penna Prearo

    Penna Prearo nasceu em Maylasky/SP, em setembro de 1949. Em 1978, expõe no 1º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, no México e, no ano seguinte, na 1ª Trienal de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP, entre outras mostras. Realiza a individual Olho por Olho, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP, em 1993. Em seguida, desenvolve a série São Todos Filhos de Deus, com fotos de grupos de pessoas portando o retrato de Jesus Cristo na face. Recebe o prêmio aquisição do J.P. Morgan de Fotografia, em 1999. Participou de diversas mostras coletivas, como Coleção Pirelli/MASP (edição nº 10, 2001), A Subversão dos Meios (Itaú Cultural, São Paulo, 2003),Ordenação e Vertigem (Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, 2003) e Coletivo Fotográfico (Museu da Imagem e do Som, São Paulo, 2005), e exposições coletivas na Alemanha, Bélgica, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Luxemburgo, México e Finlândia.

  • PHILLIP ZELANTE

    Fotógrafo há 12 anos e instrutor desde 2001, graduou-se em Comunicação Social e atuou por sete anos com cinema publicitário e longa metragem. Atualmente, além de desenvolver projetos autorais, fotografa para o meio publicitário e atua como consultor de imagens para e-commerce.

  • RAFAEL KARELISKY

    Rafael Karelisky é Designer Gráfico, formado pela Belas Artes de São Paulo, e também Mestre em Design pelo Senac-SP. Fotógrafo desde sempre. Já fotografou para mídias impressas e virtuais, como O Estado de São Paulo, L’UOMO, UOL, entre outros. Gosta de fotografar a vida e as pessoas como são, apesar de gostar mesmo é de um bom papo. A seis anos encontrou, na fotografia de casamentos, o seu lugar. Deste não saiu mais. Hoje dedica-se integralmente em fotografar casamentos e famílias, além de ministrar aulas e workshops. Premiado em 2011 pelo prêmio Wedding Brasil de fotografia Brasileira e, em 2013, pela associação internacional Fearless Photographers. Já recebeu outros prêmios como: ISPWP, Inspiration, Bride. Recentemente venceu pelo segundo (bicampeão) ano consecultivo o Wedding Best o título melhor álbum de casamento do Brasil pela Fhox. Conheça mais sobre o trabalho dele aqui.

  • RAFAEL LUVIZETTO

    Rafael Luvizetto nasceu e mora em São Paulo. Começou a fotografar por hobby ainda na adolescência, quando ganhou uma Minolta XD7 de seu pai. Se formou em fotografia pela Anhembi Morumbi e não teve muita dúvida quanto a escolha de sua profissão. Fotografa desde 2008 e tem seu estilo fotográfico mais voltado para o fotojornalismo, retratos e paisagens, além de ser professor pelo Instituto Internacional de Fotografia/SP.

  • ROGÉRIO ANDRADE

    Rogério é fotógrafo atuante nos seguimentos de moda e publicidade, com mais de dez anos de experiência, atende a diversas agências e editoras. Suas imagens são publicadas com frequência em diversos veículos da mídia impressa, contribuindo em campanhas publicitárias e matérias para capa e conteúdo em inúmeras revistas de circulação nacional, produzindo imagens de moda, beleza, produtos e culinária.
     
    Sua expressão procura fornecer uma exclusiva estética visual para os principais agentes do mercado de beleza, moda, luxo e sofisticação. Unindo elementos das artes tradicionais, comunicação visual aplicada, marketing estratégico e semiótica da publicidade, cria imagens com grande impacto visual, coerência interna e alto valor agregado.
     
    Professor de fotografia, leciona técnica, composição, iluminação e fotografia publicitária, em cursos de média e curta duração, além de ministrar workshops e palestras. Também é consultor e colaborador em importantes publicações do gênero como Revista Fotografe Melhor, Técnica e Prática, Digital Photographer e Portal Fotografia DG. Conheça mais do trabalho dele aqui.

  • Ronaldo Entler

    Professor, pesquisador e crítico de Fotografia, formado em Jornalismo pela PUC-SP (1989), mestre em Multimeios pelo IA-Unicamp (1994), doutor em Artes pela ECA-USP (2000), pós-doutor em Multimeios pelo IA-Unicamp (2006). Entre 1987 e 1995, trabalhou como repórter fotográfico em vários órgãos de comunicação, e realizou trabalhos independentes em fotografia que foram mostrados em diversas exposições. Entre 1991 e 1995, foi diretor artístico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos (SP), coordenando as atividades do Núcleo de Estudos em Linguagem Fotográfica. De 2005 a 2010, foi professor visitante no programa de Pós-Graduação em Multimeios, do IA-Unicamp. Desde 1995, é professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), atuando em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de artes e comunicação, Nessa mesma instituição, é atualmente coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing. É editor do site Icônica (www.iconica.com.br), dedicado à pesquisa e à crítica de fotografia. (Fonte: Currículo Lattes)

  • VALDEMIR CUNHA

    Valdemir Cunha atuou no mercado editorial durante 20 anos, com passagem pelas editoras Azul, Abril e Peixes, onde foi editor de fotografia e editor executivo, viajando por mais de 80 países produzindo reportagens para revistas. Como fotógrafo documentarista percorreu todo o território brasileiro, principalmente as áreas mais isoladas do país, para fazer um inventário da geografia humana brasileira. Seu principal livro, Brasil Invisível, tratou da formação do povo brasileiro e se esgotou em menos de um ano. Até 2010 toda a produção do fotógrafo estava voltada a publicação de revistas e alguns trabalhos pessoais. A partir de então cria sua própria editora, a Origem, para publicar seus livros ligados a meio ambiente, população e cultura brasileira. Hoje já são 15 títulos da Origem, sendo que 5 já estão esgotados. A partir de 2016 passou a produzir fotolivros com tiragem limitada voltando-se ao mercado de arte, ressignificando seu trabalho de documentarista para lançar um olhar mais conceitual sobre sua temática de trabalho. Hoje, Valdemir é publisher de sua própria editora.

  • WILLIANS MORAES

    Formado em fotografia pela Escola Panamericana de Artes e especializado em fotografia social pela ICP International Center of Photography (New York). Já atuou em 5 países. Faz parte do quadro da Associação Internacional de Fotografia de Casamento, a ISPWP. Teve seu trabalho reconhecido internacionalmente em 2009 e 2010.

  • YURI PIMENTA

    Yuri Pimenta é designer formado pela UEMG e fotografa há mais de dez anos. Adora diversas formas de expressão visual, do grafite à fotografia. Ama retratos e tem um grande prazer em compartilhar o conhecimento.

Saiba mais sobre os cursos

Nós entraremos em contato com você!

Parceiros