(11) 3021-3335

A gente liga pra você!

// Fotografia e Arte: Da Criação à Comercialização

Descrição

Fotografia e Arte: Da Criação à Comercialização foi idealizado pelo fotógrafo Alex Villegas, e é dedicado para o fotógrafo que quer aprender o processo completo de produção de imagens fine art.

Desde o desenvolvimento do pensamento artístico e conceitos, passando por toda a técnica de impressão, até a comercialização e conhecimento do mercado da fotografia autoral fine art.

 

O curso terá 3 grandes etapas de desenvolvimento:

CONCEITUAL
Neste ponto o aluno irá conhecer a fotografia como arte.

Ele será introduzido a história da fotografia e a fotografia como arte contemporânea, para que tenha uma base conceitual para as próximas etapas do processo. O especialista convidado Ronaldo Entler vai ministrar as aulas nesta etapa, dividindo seu conhecimento com os alunos.

Com a base conceitual, o curso será conduzido para o processo criativo e construção da imagem pelos professores Alex Villegas e Adriana Vichi. O aluno terá aulas para desenvolver as suas ideias, abordagens e conceitos, e ainda poderá desenvolver o próprio projeto durante o curso.

O fotógrafo premiado Penna Prearo dará uma palestra neste ponto do curso, e irá dividir décadas de experiência como fotógrafo e como criar projetos dentro das possibilidades cotidianas.

 

TÉCNICA
O segundo ponto do curso é técnico, e Alex Villegas entra nos aspectos da impressão fine art e todas as suas peculiaridades. Os alunos vão passar pelas etapas e conhecer todo o processo de impressão, escolha dos materiais, montagem, conversação, tratamento e outros pontos.

Ao final do curso, os alunos irão visitar um Printer (Gicleria) para vivenciar o processo de impressão, tirar todas as dúvidas e farão a impressão de suas imagens.

 

COMERCIALIZAÇÃO
Este é o ponto de conhecer o mercado da fotografia artística. Marcos Varanda, que é fotografo, galerista, curador e colecionador de fotografias, é o professor convidado e poderá ilustrar todos os aspectos que envolvem o mercado com base em anos de experiência.

Todos os aspectos de comercialização de imagens serão abordados neste ponto do curso, a relação com galeristas e curadores, como trabalhar com editoriais, montar uma exposição e como precificar suas obras..

Ainda dentro de entendimento de mercado, teremos Paulo Kassab (sócio-proprietário da galeria Lume) ministrando uma palestra sobre o processo de curadoria e apresentação de exposições a galeristas. Além de uma visita guiada a uma exposição fotográfica.

Durante o curso, o aluno irá desenvolver seu projeto e será acompanhado pelos professores, iniciando nas aulas de processo criativo, passando pela produção, apresentação do projeto, reformulação e edição, até a etapa de impressão.

Pré-Requisitos

Equipamento: Notebook
Conhecimento: Conhecimentos de fotografia e de tratamento de imagens (qualquer software de finalização)

Info

Início: 08 de Abril de 2019

Término: 02 de Setembro de 2019

Carga horária: 117 horas

Horário: Das 19h30 às 22h00 (Segunda e Quarta)
(As visitas realizadas durante o curso – Day Print e Exposição – acontecerão aos domingos)

Investimento: R$ 5.955,00
Ou em até 8 vezes de R$ 744,38 (sem juros no cartão de crédito ou boleto). Pagamento à vista com 10% de desconto

Local: IIF Escola: Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 807 – Vila Madalena – São Paulo/SP

Tópico

– História da Fotografia
– Fotografia como Arte Contemporânea
– Introdução – o que é, basicamente, fineart?
– Entendendo os processos de impressão digitais: C-Print e Inkjet
– Identificando suas necessidades como fotógrafo
– Identificando seu público alvo
– Gerenciamento de cores; como não ter surpresas com os prints
– Tratamento de imagens orientado
– Formatos de arquivo e espaços de cores
– Resolução; trabalhando com impressões grandes Labs e C-Print; como funcionam
– Impressoras inkjet; como funcionam
– Características dos papéis de alta durabilidade
– Esclarecendo as certificações dadas a papéis e ateliers
– Escolhendo o papel apropriado para a sua imagem
– Durabilidade dos diferentes papéis e montagens
– Montagem e conservação; uso de materiais neutros
– Estrutura do mercado de artes; tiragens e assinaturas
– Negócios: canais de escoamento da produção fotográfica
– Galerias: como funcionam, como selecionam e o que apresentar a elas
– Fotografia autoral: bate papo com fotógrafo
– Projeto fotográfico: orientação
– Printing day: execução do projeto em um atelier de impressão

Professores

  • ALEX VILLEGAS

    Nascido e criado em São Paulo, Alex Villegas é fotógrafo e retocador, autor do livro “O Controle da Cor – Gerenciamento de Cores para Fotógrafos” e colaborador de diversos sites e revistas especializadas. Atualmente, dedica-se ao retrato com câmeras de grandes formatos, à iluminação, à produção de impressões de alta qualidade e ao ensino, ministrando cursos, workshops e consultorias desde 2005, por todo o Brasil.

  • ADRIANA VICHI

    Bacharel em Fotografia pelo Senac. Foi professora nos cursos básicos de fotografia do Senac de Santo Amaro. Fotógrafa, editora de imagens e pesquisadora iconográfica das revistas “E” (Sesc São Paulo) e “Reserva Cultural”.

Parceiros