// Completo de Fotografia
O curso Completo de Fotografia é ideal para você que quer aprender a técnica aprofundada e a linguagem da fotografia, além de conhecer o fluxo digital e ser apresentado as diferentes áreas da fotografia, seja por hobby ou para profissão.
O Completo é um curso prático e objetivo para quem está iniciando no mundo da fotografia. Ele tem duração de 3 meses, divididos em aulas teóricas, aulas práticas e saídas fotográficas.
Toda a didática é voltada para o ensino prático, experiência e aplicação dos conhecimentos adquiridos a cada aula.
INVESTIMENTO E LOCAL
Investimento: R$ 2.520,00
em até 4 vezes de R$ 630,00 (sem juros no cartão de crédito).
Pagamento à vista com 5% de desconto.
Local: IIF Escola: Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 807 – Vila Madalena
PRÓXIMAS TURMAS
MARÇO
Período – Noturno
(Terça, Quinta e Domingo)
Início: 24/03/20
Término: 07/07/20
Dias e horários: Terça e Quinta | das 19h30 às 22h00
Saídas fotográficas das 09:00 às 13h00 aos Domingos, nos dias 05/04, 26/04, 17/05, 05/07.
ABRIL
Período – Sábado.
Início: 25/04/20
Término: 29/08/20
(Férias: 05/07 a 24/07)
Horários: Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
*Sendo que, em alguns sábados serão somente das 09h00 às 13h00.
Saídas fotográficas serão realizadas no horário das aulas nos dias 16/05, 06/06, 27/06, 22/08.
MAIO
Período – Manhã
Início: 04/05/20
Término: 13/07/20
Dias e Horários: Segundas, Quartas e Sextas
09h00 às 11h30
(Técnica I e Composição)
08h00 às 12h00
(Fluxo, orientação de carreira e técnica II)
Saídas Fotográficas nos dias: 13/05, 25/05, 15/06, 08/07 no horário de aula.
PRÉ REQUISITOS
Equipamento necessário: Câmera fotográfica.
Equipamento recomendado: Laptop com Lightroom instalado
Conhecimento necessário: Nenhum
COMO O CURSO FUNCIONA
No curso você será apresentado a todos os recursos da Técnica Fotográfica, a utilização da câmera fotográfica, noções de ótica e tecnologia fotográfica, pixel, resolução, espaço de cor, balanço de branco, e tudo para ampliar o seu conhecimento sobre a fotografia em geral.
Você aprenderá a utilizar os recursos fundamentais da fotografia: obturador, diafragma e ISO; além de princípios de fotometria e exposição, interpretação de histograma e outras especificidades do meio digital. Com isso, você irá dominar os recursos da sua câmera para registrar os momentos que você deseja.
No segundo momento do curso, você vai conhecer a Composição e a linguagem fotográfica. Aqui você vai aprender como criar uma mensagem e transmiti-la na fotografia.
Você será apresentado aos princípios da linguagem visual e sua aplicação na fotografia, referências fotográficas, elementos estilísticos da foto e as regras de composição.
Em seguida, é o momento de entender o Fluxo Digital. Você vai aprender a organizar e catalogar seu trabalho no Lightroom, um software desenvolvido exclusivamente para fotógrafos.
Esse conhecimento é essencial no mundo da fotografia digital, você vai aprender como desenvolver uma metodologia pessoal de fluxo para as suas imagens, conhecer a arquitetura de catálogos do Lightroom, sistemas de backup, importação de arquivos e ser apresentado aos conceitos de edição.
Com todo o conhecimento adquirido até aqui, você poderá ter a Orientação de Carreira. Neste momento, você vai conhecer as áreas de atuação da fotografia, quais as diferenças e peculiaridades entre elas.
A parte final do curso é destinada para aprofundar-se na Técnica Fotográfica. Você será apresentado às objetivas, balanço de branco personalizado, modos de foco, sensor, cor, tipos de arquivos, profundidade de cor, e outros.
Todo o curso é composto por aulas teóricas e práticas, para que você possa aplicar todo o conteúdo aprendido e assim seguir seus estudos na fotografia, com o apoio dos professores e suporte do IIF.
TÓPICOS
Técnica Fotográfica – Parte I
– Utilização de câmeras fotográficas digitais profissionais (DSLR)
– Princípios básicos de fotometria e exposição
– Obturador, diafragma e ISO, noções de ótica e tecnologia fotográfica
– Ampliação do nível de conhecimento sobre fotografia em geral
– Desenvolvimento dos conhecimentos sobre pixel, resolução, espaço de cor, balanço de branco, formatos de arquivo
– Interpretação de histograma e outras especificidades do meio digital
Composição
– Princípios da comunicação visual
– Elementos básicos da linguagem visual e sua aplicação na fotografia
– Espaço de Linguagem
– Fotografia e percepção
– Conhecimento e aplicação das regras de composição
– Referências fotográficas
Fluxo Digital
– Fluxo de trabalho ‒ como desenvolver uma metodologia pessoal
– Aprendendo a trabalhar com a arquitetura de catálogos do Lightroom
– Catálogos, imagens, miniaturas e a localização apropriada de cada um deles
– Sistemas de backup
– Importação de arquivos
– Conceitos de edição – teoria e prática
– Organização e catalogação
Orientação Profissional
– Introdução à fotografia como negócio e carreira
– Visão geral das áreas da fotografia e oportunidades
Técnica Fotográfica – Parte II
– Aprofundamento das técnicas vistas na Parte I
– Objetivas
– Balanço de Branco personalizado
– Fotometria
– Modos de Foco
– Fotografia Digital (sensor, cor, tipos de arquivos, profundidade de cor)