A gente liga pra você!

Sobre

Instituto Internacional de Fotografia

O IIF é um instituto que oferece cursos de fotografia em São Paulo (SP) desde 2009. Com toda a sua experiência e didática de ensino, hoje o IIF é uma das melhores escolas de fotografia de São Paulo, oferecendo cursos e workshops para fotógrafos profissionais e amadores.

A plataforma IIF Online abrange cursos On Demand, onde você pode escolher exatamente o momento em que quer estudar e adquirir conhecimento. Por meio de um ensino plural, todo e qualquer conhecimento pode ser compartilhado para que esteja ao alcance daqueles que querem estudar fotografia. Possuímos um canal de palestras gratuitas sobre fotografia no IIF TV, onde oferecemos todos os tipos de conteúdos em formato de vídeo. 

Além disso, temos o Photomag que é uma revista eletrônica com matérias, dicas gratuitas e novidades para fotógrafos profissionais e amadores, sempre buscando trazer informações relevantes para o universo da fotografia, levando conhecimento para todos.

A criação do IIF – Instituto Internacional de Fotografia aconteceu por conta da paixão do fotógrafo, educador e diretor do Instituto Danilo Russo em ensinar da forma que ele gostaria de ter sido instruído. 

Fundador e Diretor

Danilo Russo nasceu em Gênova, Itália, e mora no Brasil há mais de 15 anos. Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão, e no seu portfólio há trabalhos importantes realizados para várias revistas de moda como W América, Vogue, Harper´s Bazaar, Uomo, Elle, entre outras. No Brasil, fez editoriais para as revistas Audi Magazine, Elle, Marie Claire e muito mais.

Convidado em 2001 a ministrar um curso de fotografia de moda por um conceituado espaço cultural em São Paulo, percebeu a carência de cursos na área e decidiu desenvolver uma atividade educacional paralela à sua atividade fotográfica. Nasceu assim, a ideia de ministrar cursos de fotografia de moda, com base na experiência adquirida durante os anos, conseguiu formar uma série de propostas para atender fotógrafos e amadores interessados na especialização da fotografia de moda.

Em 2009, ampliou sua participação no ensino de fotografia no Brasil e inaugurou o IIF – Instituto Internacional de Fotografia, uma escola que busca capacitar e profissionalizar fotógrafos, sejam eles profissionais ou amadores, nas diversas áreas da fotografia, sempre buscando expandir os conhecimento, melhorar o mercado e formar fotógrafos com excelência, acompanhando e criando tendências do mercado, como a fotografia Newborn na qual foram pioneiros em trazer essa modalidade para o Brasil.

 

Minha essência é preparar e orientar fotógrafos para realizarem seus objetivos através da fotografia” – Danilo Russo

 

Formamos uma comunidade de apaixonados pela fotografia, composta por profissionais, alunos, amadores e professores. O que une esse grupo é o desejo de se expressar por meio das imagens, aprender e gerar conhecimento. O objetivo do instituto é fomentar o desenvolvimento de um mercado de fotografia profissional responsável e maduro, por meio da formação e aprimoramento dos fotógrafos. Nossos cursos e workshops combinam de forma equilibrada teoria e prática, além de serem ministrados por profissionais reconhecidos.  

Toda a didática é desenvolvida para que os alunos tenham uma vivência real da profissão ou ramo que pretendem exercer e estejam prontos para atuar no mercado profissional. O IIF se configura como um espaço de debate, fomento da cultura e troca de experiências. Acima de tudo, é um espaço aberto a novas ideias, sem barreiras para transformações.

  • Nossa missão

    A missão do IIF é formar fotógrafos profissionais preparados e fomentar um mercado de fotografia ético e íntegro. Ser um pólo de atração de amantes da fotografia e profissionais conscientes, que compartilhem informações e conhecimentos a fim de desenvolver um mercado mais maduro e em constante evolução.

  • Nossa Visão

    Ser a mais completa instituição de ensino do país na área da fotografia, capaz de gerar conhecimento, formar e orientar fotógrafos que enriqueçam o mercado.

  • Nossos Valores

    O Instituto Internacional de Fotografia preza pela ética, transparência e integridade em todos os relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Estima o respeito, a valorização e o desenvolvimento de todas as pessoas. Nossa essência é a busca constante pela orientação, preparação e capacitação de profissionais.

Conheça a nossa estrutura
Professores
  • ALEX MANTESSO

    Além de fotógrafo, conta com sólida carreira desenvolvida ao longo de mais de 14 anos de atuação em marketing, gerenciamento de produtos, consultoria administrativa e desenvolvimento para web. A combinação destas atividades o credencia a ministrar cursos de gerenciamento e administração de estúdio para fotógrafos que buscam a solidificação de sua carreira também nos aspectos de gerenciamento de um negócio próspero. Conheça o trabalho do fotógrafo.  

  • ADRIANA VICHI

    Bacharel em Fotografia pelo Senac. Foi professora nos cursos básicos de fotografia do Senac de Santo Amaro. Fotógrafa, editora de imagens e pesquisadora iconográfica das revistas “E” (Sesc São Paulo) e “Reserva Cultural”. Conheça o trabalho da fotógrafa.

  • ALEX VILLEGAS

    Nascido e criado em São Paulo, Alex Villegas é fotógrafo e retocador, autor do livro “O Controle da Cor – Gerenciamento de Cores para Fotógrafos” e colaborador de diversos sites e revistas especializadas. Atualmente, dedica-se ao retrato com câmeras de grandes formatos, à iluminação, à produção de impressões de alta qualidade e ao ensino, ministrando cursos, workshops e consultorias desde 2005, por todo o Brasil. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • ANDRÉ BONNANO

    Fotógrafo desde 2005 e apaixonado por artes, André Bonnano iniciou sua formação no colégio técnico, onde estudou desenho de comunicação, seguido pela faculdade de Desenho Industrial/Programação visual, depois faculdade de Audiovisual e especialização em fotografia digital. Trabalhou em agências de Design e publicidade na parte da criação, mas foi na fotografia onde melhor se encontrou. Lecionou fotografia por 5 anos nas duas maiores escolas de fotografia de São Paulo, e hoje atua no mercado de fotografia still, moda e publicidade, atendendo a clientes exigentes em relação a qualidade do trabalho, índole, confiança e confidencialidade. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • CAROL COSTA

    Natural de São Paulo, Carol Costa é formada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte. Trabalhou como assistente e professora no Senac e desenvolve trabalhos autorais e comerciais em vídeo mapping, motion e tratamento de imagens. No IIF, é responsável por ensinar tratamento de imagem, fluxo digital, composição e autoral.

  • CLEITON TIBURCIO

    Cleiton Tiburcio possui uma grande experiência no ramo de casamentos, com mais de 150 casamentos realizados em sua carreira. O fotógrafo foi premiado 5 vezes pela Associação de Casamento Fearless Photographers, e premiado pela associação brasileira Bride Assossiation. Também é membro da Associação Internacional ISWP.
    Cleiton adora fotografar pessoas na sua forma mais sincera, diz que seu maior objetivo e contar suas histórias e relatar seus momentos por meio das fotos. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • DANILO RUSSO

    Danilo Russo nasceu em Gênova, Itália, e mora no Brasil há mais de 15 anos, onde dirige o Instituto Internacional de Fotografia (IIF). Ele atua como fotógrafo, professor e consultor. Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão, e no seu portfólio há trabalhos importantes realizados para várias revistas de moda como W America, Vogue, Harper´s Bazaar Uomo, Elle, entre outras. No Brasil, fez editoriais para as revistas Audi Magazine, Elle e Marie Claire, além de fotos para clientes como Camisaria Colombo, Unibanco, Natura, Le Postiche, Olympikus, Sadia, WallMart e muito mais.
    Desde 2001 ministra workshops e cursos em seu próprio estúdio e em parceria com outras escolas de fotografia, por todo o Brasil. Em 2008, fundou o Instituto Internacional de Fotografia, instituição na qual exerce o cargo de diretor e professor. Ainda na área educacional, já realizou palestras nos maiores congressos de fotografia como Estudio Brasil, Estudio Evolution, Photoshow, FotoInovation, Semana da fotografia, Set Up Conference, e ministra workshops em outras instituições. Em 2016, publicou o seu primeiro livro, “Iluminação: Teoria e Prática”, no qual aborda, com detalhes, todos os aspectos da iluminação para a fotografia de pessoas. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • DANNY BITTENCOURT

    Danny Bittencourt é uma poeta visual brasileira que circula entre a produção artística, a educação e a escrita de livros.  Graduada em Fotografia, especialista em Poéticas Visuais e mestre em Educação, dedica-se a compartilhar suas pesquisas e experiência através de palestras, workshops e cursos, que já foram vistos em diversos estados do Brasil e Argentina. Foi fundadora da Escola de Fotografia Artística, em Porto Alegre, escola que visava expandir a noção de fotografia e estabelecer reflexões e diálogos com outros campos artísticos. É autora do livro "Fotografia Fine Art" pela iPhoto Editora,  "Fotografia Híbrida" lançado de forma independente e " A luz da janela" publicado pela Chiado Books. Atualmente dedica-se ao ensino online, através de cursos disponíveis em seu site e da coordenação da escola de arte online Núcleo Academy, em Portugal. Sua pesquisa artística investiga o compartilhamento do sensível como prática, apropriando-se da fotografia como ferramenta de expressão pessoal e de construção de significados. Conheça o trabalho da fotógrafa.

  • JEFFERSON COSTA

    Apesar de jovem já possui uma longa estrada dentro da fotografia, descobriu essa paixão na adolescência e de lá para cá já são 10 anos lendo, estudando, conversando e escutando tudo sobre o assunto. Foi na fotografia de casamento que se realizou pessoal e profissionalmente, conquistando o sucesso e o reconhecimento que queria, e recentemente descobriu uma nova paixão que é ensinar e compartilhar tudo que aprendeu e ainda aprende com a fotografia.

  • JOHNNY DUARTE

    Fotógrafo desde cedo, cresceu como assistente de seu pai, o fotógrafo Marçal Duarte. Começou a dedicar-se à fotografia profissional de animais em 1996, enquanto ainda trabalhava como diretor de arte. Logo seu trabalho ganhou destaque, e em 2001 passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de animais. Desde então, além de fotografar para grandes publicações, passou a atender os principais criatórios especializados do país e algumas das mais importantes marcas ligadas ao meio Pet, como Pedigree, Biscrock, Bayer, Total Alimentos, Sanol, Merial, entre outras. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • MARCELO PRETTO

    Fotógrafo de moda, retrato, publicidade musical e trabalhos autorais. Professor de Fotografia e Direitos Autorais em escolas de fotografia e Universidades. Organizador do workshop “fotograficaMENTE”, Workshop de Processo Criativo para Fotógrafos: visa despertar no fotógrafo um olhar clínico e ao mesmo tempo sensível, onde ele possa imprimir sua personalidade nas imagens criadas. Autor do livro “Direito Autoral para Fotógrafos” pela IPhoto Editora. Especialista em Direitos Autorais pela FGV e consultor jurídico a colegas fotógrafos, desenvolveu o curso presencial: “Direitos Autorais, Direito de Imagem e Direito de Fotografar”. Possui artigos publicados em revistas sobre o tema. Fundador do grupo Direito na Fotografia, espaço de utilidade pública sobre o tema. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • RAFAEL LUVIZETTO

    Rafael Luvizetto nasceu e mora em São Paulo. Começou a fotografar por hobby ainda na adolescência, quando ganhou uma Minolta XD7 de seu pai. Se formou em fotografia pela Anhembi Morumbi e não teve muita dúvida quanto a escolha de sua profissão. Fotografa desde 2008 e tem seu estilo fotográfico mais voltado para o fotojornalismo, retratos e paisagens, além de ser professor pelo Instituto Internacional de Fotografia/SP. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • ROGÉRIO ANDRADE

    Rogério é fotógrafo atuante nos seguimentos de moda e publicidade, com mais de dez anos de experiência, atende a diversas agências e editoras. Suas imagens são publicadas com frequência em diversos veículos da mídia impressa, contribuindo em campanhas publicitárias e matérias para capa e conteúdo em inúmeras revistas de circulação nacional, produzindo imagens de moda, beleza, produtos e culinária. Sua expressão procura fornecer uma exclusiva estética visual para os principais agentes do mercado de beleza, moda, luxo e sofisticação. Unindo elementos das artes tradicionais, comunicação visual aplicada, marketing estratégico e semiótica da publicidade, cria imagens com grande impacto visual, coerência interna e alto valor agregado. Professor de fotografia, leciona técnica, composição, iluminação e fotografia publicitária, em cursos de média e curta duração, além de ministrar workshops e palestras. Também é consultor e colaborador em importantes publicações do gênero como Revista Fotografe Melhor, Técnica e Prática, Digital Photographer e Portal Fotografia DG. Conheça o trabalho do fotógrafo.

  • VALDEMIR CUNHA

    Valdemir Cunha atuou no mercado editorial durante 20 anos, com passagem pelas editoras Azul, Abril e Peixes, onde foi editor de fotografia e editor executivo, viajando por mais de 80 países produzindo reportagens para revistas. Como fotógrafo documentarista percorreu todo o território brasileiro, principalmente as áreas mais isoladas do país, para fazer um inventário da geografia humana brasileira. Seu principal livro, Brasil Invisível, tratou da formação do povo brasileiro e se esgotou em menos de um ano. Até 2010 toda a produção do fotógrafo estava voltada a publicação de revistas e alguns trabalhos pessoais. A partir de então cria sua própria editora, a Origem, para publicar seus livros ligados a meio ambiente, população e cultura brasileira. Hoje já são 15 títulos da Origem, sendo que 5 já estão esgotados. A partir de 2016 passou a produzir fotolivros com tiragem limitada voltando-se ao mercado de arte, ressignificando seu trabalho de documentarista para lançar um olhar mais conceitual sobre sua temática de trabalho. Hoje, Valdemir é publisher de sua própria editora. Conheça o trabalho do fotógrafo.

Saiba mais sobre os cursos

Nós entraremos em contato com você!

Parceiros